Espaço com dicas pra quem gosta de criança 

"Escolas não são edifícios. Escolas são pessoas, seus valores".

Brincar para aprender!

Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo. Sabemos que criança sempre procura um jeito de brincar.  É importante frisar que o brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e aprender.


A Musicalização na Educação Infantil

Desde o 5º mês de gestação, o bebê é capaz de ouvir as batidas do coração da mãe, reconhecendo também a sua voz reagindo chutando a barriga, virando a cabeça e mexendo os braços. Além do seu coração ficar mais acelerado. Os bebês nascem, crescem e os sons continuam a provocar reações, evocam memórias, pensamentos, comunicam-se e emocionam-se.


Espelhamento de letras e números

Na medida em que as crianças se apropriam da escrita, é comum que espelhem letras e números. Conforme o avanço no processo de alfabetização, fica evidenciado que a escrita deve acontecer da esquerda para a direita. Quando as crianças iniciam a escrita, as suas primeiras palavras ou números para os pais, a sensação é indescritível, é um processo de autonomia, um ritual de passagem evidenciando uma nova etapa na vida da criança. É uma gracinha ver aquelas mãos tão delicadas iniciando seus traços ao compor suas primeiras escritas, elas mostram-se portadoras de inúmeras experiências, desejos, anseios e dinâmicas particulares de aprendizado.


Desenvolvimento infantil é na brincadeira!

Uma das bases mais importantes da educação infantil é a psicomotora, trabalhada pela psicomotricidade na escola. Hoje em dia podemos notar um índice grande de crianças com dificuldade de aprendizagem, porém muitas dificuldades poderiam ser resolvidas ou até mesmo evitadas se houvesse um olhar atento e qualificado no desenvolvimento psicomotor da criança, como exemplo a utilização da lateralidade (direta e esquerda) e capacidade de acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita.



Prepare quem você ama para o futuro!

A Educação Infantil é a base inicial do processo educativo, por isso deve ser um ambiente onde a criança viva toda sua plenitude. De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação (LDB) no artigo 29 proporcionamos a primeira etapa da educação básica com a finalidade do desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. E para que tudo isso aconteça a presença e participação da família é primordial.



Brincadeiras de crianças

Infelizmente, as brincadeiras tradicionais estão cada vez mais sendo deixadas de lado. Nossas crianças estão trocando horas de diversão com os amiguinhos por TV, computador e videogame. Ensinar as crianças os joguinhos tradicionais é uma ótima hora para interagir e compartilhar um momento especial com o seu filho, além de ensinar hábitos saudáveis.


Pré-escola coloca as crianças no caminho para o sucesso!

A pesquisa feita pela Dra. Celia Ayala, presidente do Pré-Escola Universal Los Angeles, uma organização sem fins lucrativos que financia 325 escolas no Condado de Los Angeles, California, afirma que crianças que foram a pré-escolas tem maiores chances de sucesso em diversas variáveis quando mais velhas. Quando eles entram no jardim da infância prontos para prosperar com todas as habilidades sociais, emocionais e cognitivas, eles atingem notas boas posteriormente. Quando não, é onde o atraso escolar começa.


Vamos aprender juntos? 

Estimule a leitura para as crianças e promova o aprendizado pelo mundo da imaginação, a leitura é muito importante nessa fase muito gostosa na vida dos nossos pequenos. Toda criança gosta de ouvir histórias, e fica ainda mais prazeroso e interessante quando o papai, a mamãe ou até as pessoas mais próximas contam uma história para eles. Toda criança precisa de atenção, e isso ocorre muitas vezes no momento da leitura que gera interação entre a imaginação, o aprendizado e o carinho.